Curso T-REX

O curso T-REX engloba todos os três módulos. Você aprenderá a programar em Cobol e usar todos os recursos do Mainframe.

Mais Detalhes

Módulo T-REX Cobol

No módulo T-REX Cobol você aprende a programar na linguagem Cobol no seu micro, usando o IDE Micro Focus Visual Cobol.

Mais Detalhes

Módulo T-REX Mainframe 1

No módulo T-REX Mainframe 1, você aprende a utilizar as ferramentas básicas do MAINFRAME utilizando o computador do iVee.

Mais Detalhes

Módulo T-REX Mainframe 2

O módulo T-REX Mainframe 2 apresenta as ferramentas avançadas do MAINFRAME como o CICS e o DB2 e você aprende utilizando a maquina do iVee.

Mais Detalhes

Conteúdo do Curso

O curso T-REX é um curso único. Nele você aprenderá lógica de programação com enfoque no COBOL, todas as instruções da linguagem COBOL e também a utilizar as ferramentas e técnicas existentes nos computadores mainframe IBM para desenvolvimento de programas COBOL.

O curso T-REX é dividido em 3 módulos: T-REX COBOL, T-REX MAINFRAME 1 e T-REX MAINFRAME 2 que podem ser adquiridos separadamente.

Para facilitar ainda mais a aquisição, dividimos os módulos em capítulos: do capítulo T-REX 1 até o capítulo T-REX 12.

O curso T-REX FULL tem duração mínima estimada em 480 horas. Considerando-se 2 horas de estudo por dia em dias úteis serão necessários 12 meses para conclui-lo. O aluno poderá assistir quantas aulas quiser por dia. O prazo será extendido caso o aluno necessitar.

LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO: algoritmos, fluxograma, diagrama de blocos, operadores, arquivos, registros, campos, relatórios,tipos de computadores e tipos de sistemas operacionais.

COBOL: histórico, estrutura e formato da linguagem, divisões e seções, parâmetros externos, verbos aritméticos, movimentação entre campos, desvio de fluxo de execução, definição de variáveis, arquivos sequenciais, arquivos indexados,arquivos relativos, relatórios, quebras, balanceamento entre arquivos, lógica linear, lógica estruturada, tabelas simples e multidimensionais, pesquisa em tabelas, sort interno intrínseco e extrínseco e sub programas.

z/OS: conceitos do sistema z/OS, componentes do sistema z/OS.

TSO/ISPF: bibliotecas, edição de programas e JCL, criação, edição e deleção de datasets, tratamento de sysout, catálogo de arquivos.

JCL: regras de construção, funções dos cartões, estrutura do job, parâmetros do cartão DD, exemplos de jobs e procs

SORT/MERGE: utilitário para classificação e intercalação de arquivos sequenciais

IDCAMS: utilitário para criação de arquivos VSAM sequenciais, relativos e indexados, define cluster, index, repro, listcat, print, delete

CICS: conceitos de serviços, transação, programa, reentrância, conversacional, pseudo-conversacional, passagem de parâmetros e controle entre programas CICS,Command Level básico e avançado, constantes e interface
TRANSAÇÕES: CEDA, CEDF, CEMT
BMS: desenvolvimento de telas

DB2: conceitos de banco de dados relacional, estruturas físicas e lógicas
SPUFI: criação de tabelas, atributos de colunas de tabelas, criação de índices, unique key, foreign key
BIND: plans, packages